quinta-feira, 27 de março de 2008

Encontre a Felicidade

A maioria das pessoas tem a felicidade como um enigma, procuram-na como se ela fosse um objeto. Às vezes, essa procura cria um estado de ansiedade, o que se constitui um contra-senso. Geralmente, são pessoas pessimistas que vivem se lamentando, sofrendo com o seu derrotismo e, o pior, sem saber, transmem aos outros as suas energias negativas.



A felicidade está em cada um de nós, nos nossos feitos, nas nossas ações, no nosso olhar, na nossa palavra, no nosso tato, enfim em todos os nossos sentidos. Esse conjunto de atributos gera um "estado de consciência," que pode ser a própria felicidade, identificada com a plena satisfação e bem-estar.



Esse estado de espírito está perto de cada um de nós, nas pequenas coisas e ações que praticamos.



Ao estendermos a mão a uma pessoa, aliviando as suas dores, as suas dificuldades, capacitando-a para superar um obstáculo, sentimo-nos leves, tranqüilos... Isso é felicidade.



Se olhamos a todos com igualdade, no horizontal, tanto sem arrogância como sem subserviência e com isenção de preconceitos, sem visarmos interesses pessoais, sentimo-nos leves, tranqüilos... Isso é felicidade.



Se encaramos o “excluído” da sociedade, olhando nos seus olhos, ouvindo as suas palavras, dando a nossa ajuda psicológica ou material, sentimo-nos leves e tranqüilos... Isso é a felicidade.



Se observamos os nossos limites de direito, cumprirmos as nossas obrigações, olharmos para natureza com amor, deliciando-nos com o cantar dos passarinhos, divisando as cores das borboletas, distinguindo a beleza de uma flor, aceitando a água, o sol, como fontes de vida, sentimo-nos leves, tranqüilos... Isso é a felicidade.



O mais importante: se aceitamos os defeitos dos outros e, principalmente, se perdoamos, com certeza, sentimo-nos leves, tranqüilos... Isso é a felicidade.



Portanto, a felicidade não é um enigma, não precisamos decifrá-la, não está onde a procuramos, mas onde nós estamos.



Como revela um modesto poema da minha autoria que diz:

“A felicidade está na simplicidade,/ na certeza do amor, /no sorriso na dor, /no trabalho com brio, /no agasalho no frio,/ no sorriso da criança,/ no momento de esperança,/ no raiar do novo dia,/ na prece da Ave Maria,/ no canto dos passarinhos,/ no calor dos seus ninhos, no dever cumprido, no amor renascido, na fé, na oração, na paz no coração,/ na singeleza de uma flor,/ no alívio de uma dor,/ na solução de um problema,/ no ritmo de um poema,/ no sentimento de amor!”

Sem comentários: