terça-feira, 24 de março de 2009

O QUE PODE SER CHAMADO DE LIVRE ARBITRIO

Algo de que muito se fala, é no livre arbítrio, mas vamos ver o que pode ser chamado de livre arbítrio, e tentar explicar como funciona.

Nosso Destino que dizem estar traçado, só tem um princípio e um fim, ou seja, nascemos em determinada data, e deixaremos de existir em outra data, e isso parece estar definido, mas o meio do caminho sempre vai depender de nosso livre arbítrio, sobre a maneira de o conduzir.

Não parece ser muito fácil para explicar e muito menos para compreender isso, uma vez que é algo que está dentro de cada qual. E algumas perguntas que sempre nos fazemos, e por vezes jogamos nas costas do Destino, são as fatídicas "Por que me apaixonei por essa pessoa? Por que ela não gostou de mim?" Realmente isso não é muito fácil de explicar, pois na verdade, são atitudes que devemos saber aceitá-las ou não, pois é nosso livre arbítrio. Explicá-las, contudo, é impossível. Não se explicam sentimentos. Seja o gostar ou não de uma pessoa, seja o gostar ou não da vida.

Explicar a presença de Deus, sempre será dificil para os incréus. Como faze-lo, se Ele é intangível, e assim, à luz da ciência Ele não existe. À luz da ciência, nós também não existimos, visto que a ciência não explica o aparecimento do primeiro ser vivo.

Segundo explicação lógica, nós somos meros produtos de reprodução, com o que posso até concordar, mas, de onde veio o primeiro ser humano? A velha história do ovo e da galinha... Quem explica?

Explicar isso, é o mesmo que tentar explicar o que nós fazemos por aqui. A explicação que melhor aceito, é a de que estamos cumprindo uma missão nesta nossa passagem. E qual seria essa missão? Resgate de vidas anteriores? Mas sempre haverá que buscar a explicação para a primeira dessas vidas. De onde surgiu?

Convenhamos que é extremamente desgastante tentar encontrar certas explicações implausíveis à luz da sabedoria da ciência, que teoricamente tudo explica, ou tenta explicar. Segundo Darwin, descendemos dos macacos. E eles, descendem de quem?

O mais correto é aceitá-las (ou não), e continuar vivendo, fazendo a nossa parte, preferencialmente procurando uma maneira de ajudar quem quiser ser ajudado, e não desejando e nem fazendo mal a ninguém, seja lá quem for. Assim agindo, certamente nos sentiremos melhor.

Assim como desistir ou não da vida. É decisão própria. Assim como existem pessoas que lutam desesperadamente para viver, existem aquelas que simplesmente desistem da vida, e até terminam com ela por vontade própria.

Explicá-las? É inútil... pois foi uma decisão interior. Não acredito que alguém tire a própria vida por pressões externas, por pior que sejam suas condições de vida. O que pode levá-la a isso, é uma decisão interior, e que deve ser respeitada. Sempre´será uma questão de livre arbítrio.
Assim como ter ou não UM LINDO DIA... É algo que depende de nós...

Sem comentários: